Devoluções, Trocas e Garantias
Devoluções, Trocas e Garantias
- Termos usados
- ·Marketplace: Plataforma de Ecommerce que disponibiliza lojas virtuais para vendas de produtos.
- Vendedor: Proprietário da empresa, pessoa jurídica que utiliza os espaços virtuais da marketplace pra vendas de seus produtos.
- Cliente: Pessoa física ou jurídica que compra os produtos do Vendedor no Marketplace.
- CDC: Código de Defesa do Consumidor
- Legislação aplicada
- Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078 de 11/Set/1990
- Decreto nº 7.962/2013, é a A Lei do e-Commerce que complementa o que já está disposto na Lei do CDC.
- Causas possíveis
- Envio de produto errado.
- Produto defeituoso, (Artigo 26 do CDC).
- Arrependimento pela compra sem explicação prévia (Artigo 49 do CDC).
- Material que não se compatibiliza com o produto anunciado.
- Produto com características incorretas (tamanho, cor, espessura).
- Vício oculto: É o defeito que não é perceptível de imediato, e pode ocorrer com o passar do tempo, à medida que o produto é usado (Art. 26 CDC, Inciso II e parágrafo 3º).
- Prazos
Pela regra geral aplica-se a contagem do prazo de troca ou devolução, a partir da data em que o cliente recebe o produto. Abaixo seguem as regras legais:
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- Trocas: O cliente tem 7 (sete) dias corridos para realizar sua troca ou devolução, assegurando o reembolso integral do valor pago, incluindo o valor frete, caso tenha ocorrido.
- Garantia: Para os bens duráveis, o cliente tem um prazo de 90 dias corridos para se manifestar junto ao vendedor a respeito de produtos com defeitos.
- Retorno ao cliente: O vendedor tem um prazo de 30 dias para dar retorno ao cliente, notificando-o sobre o reparo ou a troca definitiva do produto. Caso esse limite seja ultrapassado, a legislação define que o cliente tem direito de escolher uma das alternativas abaixo:
- Troca do item por outro da mesma natureza, em boas condições de uso.
- Reembolso imediato do valor pago, com correção monetária.
- Abatimento proporcional do preço.
- Custo do frete na devolução: O frete de devolução da mercadoria é por conta e risco do vendedor.
- Embalagem: Os produtos devem estar intactos e acondicionados em embalagens que garantam sua total integridade no transporte de retorno ao vendedor.
- Instruções para trocar ou devolver
- ·Contactar os canais de atendimento e solicitar a troca pelo email [email protected]
- Os produtos devem ser enviados da seguinte forma:
- Acompanhados de sua nota fiscal e número do pedido.
- A coleta do produto é efetuada apenas se o produto estiver embalado corretamente. A correta embalagem evita possíveis riscos e danos no transporte.